Resumo - Palestra

Título: A rainha das cenas à corte do imperador
Palestrante: Alessandra Vannucci (UFRJ)
Resumo:
Um longo e engajado epistolário (em italiano) testemunha a amizade entre D.Pedro II e a grande atriz italiana Adelaide Ristori, a dita “rainha da cena”. Admirada por reis e imperadores, a diva foi responsável pela emancipação social da profissão de atriz em uma época, o Risorgimento, em que os atores, sendo especialmente dados a longas viagens, se tornaram embaixadores da recém constituída Itália como uma nação de grande e unitária cultura. Ainda, a tarefa de formação da consciência nacional assumida pela cena realista italiana não é sem significação em sua representação brasileira, pois integra a ideia imperial de nação a ser instituída através de um projeto civilizatório transcultural.

Material audiovisual: epistolário em italiano entre Dom Pedro II e Adelaide Ristori, fotografias e documentos de viagem.

Livro de referencia: VANNUCCI, Alessandra. Uma amizade revelada. Correspondência entre o Imperador Dom Pedro II e Adelaide Ristori, a maior atriz de sua época. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2004, 274 p. Em parceria Museu Imperial de Petrópolis e Museo-Biblioteca dell’Attore, Gênova. Patrocínio do Istituto Italiano di Cultura, Rio de Janeiro.



Voltar