Resumo - Simpósio

SIMPÓSIO: A RECEPÇÃO, A LEITURA E A DIVULGAÇÃO DOS CLÁSSICOS ITALIANOS DURANTE O SÉCULO XIX
Palestrante
: Monique Bione (UFSC)
Resumo:
Tomando por base alguns temas centrais do romantismo como, por exemplo: a negação da razão iluminista, a tendência em desenvolver temas exóticos, o grande interesse pela Idade Média, o direcionamento do olhar para a subjetividade e a individualidade do homem, a exaltação e a consolidação do conceito de povo e de nação, a defesa do nacionalismo, o retorno aos temas religiosos e espirituais, o estudo da história que, nesse momento, procura olhar o homem em constante mudança; este simpósio pretende reunir trabalhos que discutam sobre a leitura, a retomada e a recepção de autores como Dante Alighieri, Nicollò Machiavelli, Giacomo Leopardi, entre tantos outros, durante o romantismo italiano.
Palavras-chave: recepção, clássicos, romantismo italiano, século XIX.

Comunicação 1: De Lo cunto de li cunti ao Racconto dei racconti.
Participante: Francisco Degani (USP)
Resumo:
Giambattista Basile (1566? – 1632) dividiu sua vida entre o amor pela literatura e a vida militar e política. Por seus encargos de natureza política, conheceu bastante bem a região da Campânia, onde entrou em contato com uma realidade diferente da cidade de Nápoles, das cortes e da nobreza. Realidade essa que, em sua complexidade, foi fonte de inspiração para o escritor. Sua obra principal, O conto dos contos [Li cunto de li cunti], reúne 50 contos de fadas populares num formato semelhante ao do Decameron e por isso também é conhecida como Pentameron. Escrito em dialeto napolitano e publicado entre 1634 e 1636, O conto dos contos ficou praticamente desconhecido pelo resto da Itália até a tradução para o italiano feita por Benedetto Croce (1866 – 1952), em 1925. Este trabalho pretende traçar um perfil das traduções feitas para o italiano até hoje desta importante obra.

Comunicação 2: A presença de Leopardi na imprensa brasileira no século XIX: Correio Paulistano
Participantes: Andréia Guerini (Docente UFSC/CNPq) e Ingrid Bignardi (Graduanda de Letras Língua Italiana e Literaturas/UFSC e Bolsista PIBIC/CNPq)
Resumo:
A crítica do final do século XIX é significativa para o processo de difusão de uma literatura nacional que começa a se firmar e tem como modelo as literaturas européias. Através dos romances de folhetim e da crítica literária o jornalismo literário e cultural são instrumentos que permitem a recepção de autores de diferentes nacionalinadades, como o italiano Giacomo Leopardi. Esta comunicação tem por objetivo verificar como o escritor italiano Giacomo Leopardi (1798-1837) foi inserido no sistema literário e cultural brasileiro analisando jornais do século XIX, mais especificamente o Correio Paulistano. Além disso, procuramos também averiguar se foi o poeta ou o prosador a ter maior inserção no nosso sistema cultural. Os estudos de Diléia Zanotto Manfio (1978-1979) e Mariagrazia Russo (2003) auxiliarão a nossa análise. 
Palavras-Chave: Giacomo Leopardi, Sistema Literário/Cultural, Recepção, Jornal Brasileiro.

Comunicação 3: A herança de Dante em Drummond e Montale: a poesia da melancolia.
Participante: Monique Bione (UFSC)
Resumo:
Dante Alighieri sabia reconhecer o seu presente, mesmo com todas as suas angústias, mas não se atrelava apenas a ele. O poeta sabia relacionar passado, presente e futuro e, assim, reproduzir de maneira anacrônica e particular a sua história. Foi por essa característica “contemporânea” que o florentino conseguiu interagir com os poetas à frente de seu tempo. Ler Carlos Drummond de Andrade e Eugenio Montale é fazer uma viagem pela Divina Comédia, perceber as suas similaridades e customizações textuais; é também encontrar os diversos rizomas – ligados à matriz desta obra dantesca – que foram criados e que criam passagens para uma nova reflexão sobre a obra do poeta florentino. Os percursos poéticos desses poetas por vezes unem-se na melancolia e compactuam sentimentos símiles.
Palavras-chave: Dante Alighieri. Poesia italiana. Carlos Drummond de Andrade.


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