Resumo - Simpósio

SIMPÓSIO: A atemporalidade da poesia italiana
Palestrante
: Silvana de Gaspari
Resumo:
Este simpósio se propõe a discutir a situação da poesia italiana hoje, tanto na Itália, como seus reflexos no Brasil. Qual seu perfil? Quais autores são vistos atualmente como canônicos? Qual a situação dos poetas contemporâneos? Qual o peso, no nosso século, dos poetas reconhecidos como clássicos? Qual o espaço reservado para a poesia na literatura e na crítica atuais? Qual a influência da tradução na divulgação da poesia italiana? Enfim, a ideia é abrir um espaço de diálogo em torno do tema “poesia italiana”, tentando realizar, não somente o resgate de alguns autores, mas também buscando formar uma base, se não sólida, ao menos coerente e plausível,  para se pensar poesia italiano hoje, tanto no Brasil como na Itália.
Palavras-chave: poesia italiana, poesia italiana canônica, poesia italiana e contemporaneidade.

Comunicação 1: O Paraíso da Divina Comédia: na voz que Dante dá aos santos, a assinatura de Jacopo da Varazze (UFSC)
Participantes: Célio Sardagna
Resumo:
A última parte da trajetória de Dante pelo além-túmulo é o Paraíso, parte em que o poeta florentino dá voz aos santos. O modo como ele o faz poderia demonstrar certa semelhança com Jacopo da Varazze, o qual, na sua obra Legenda Áurea, faz a descrição da vida dos santos, anteriormente à obra de Dante, entre 1200 e 1300. Por isso, esta maneira de apresentá-los, o modo particular que ele os concebe e os faz agir e falar, poderia constituir a sua singularidade, o modo original de concebê-los. Trata-se, portanto, da possibilidade de haver vestígios, marcas, de um dos autores no outro, já que se entende também que uma obra literária constrói-se a partir da ruína de outra obra (ou de muitas outras obras), de outro autor. Assim, a obra original consegue imprimir na obra dela originada a sua marca, a qual poder-se-ia chamar, na visão do filósofo Giorgio Agamben, assinatura. Por isso, a pretensão do presente trabalho é demonstrar a possibilidade de se perceber a assinatura de Varazze no Paraíso da Divina Comédia.

Comunicação 2: O Limbo de Dante e seus pontos de insurgência
Participantes: Jackeline B. Possamai (UFSC)
Resumo:
O fenômeno literário pode ser compreendido pelo viés da linguagem que, por sua vez, é perpassada por linhas de força, que podem ser representadas por indícios, reveladores do passado e pela suspensão ou separação da origem, e dos quais o Filósofo Italiano Giorgio Agamben (2008) os define como assinatura. Nesse sentido, a Divina Comédia, considerando o tempo em que foi escrita, a Idade Média, traz consigo a percepção acerca daquele mundo. Na modernidade, é uma obra capaz de conciliar o caráter arqueológico, a assinatura. Pelos seus valores estéticos, está assentada na força poética e nos indícios do mundo de Dante, o qual expôs fatos da sociedade italiana do século XIII, abordando questões religiosas e populares, quando percorreu o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Nos seus cantos, encontramos personagens da mitologia clássica e da história, além dos filósofos, escritores, pessoas de suas relações e desafetos, papas, santos, pecadores e muitas alegorias. Por meio da assinatura e da arché, é possível estabelecer relações entre fenômenos presentes no poema de Dante, dentre os quais o diálogo entre Virgilio e o poeta Estácio e com Sordello, um trovador mantuano, ambos destinados ao Purgatório, em conexão com o Limbo e outras questões inerentes ao Nobre Castelo, nosso objeto de estudo.

Comunicação 3: Dante Alighieri na adaptação de Seymour Ghwast para a Divina Comédia em quadrinhos.
Participantes:
Renato Cristofoletti
Resumo:
Através de teóricos como Umberto Eco, Ítalo Calvino, Moacy Cirne, Paulo Ramos, Giorgio Agamben, entre outros, o presente projeto de mestrado, objeto desta comunicação, se propõe a uma análise da obra Divina Comédia, de Dante Alighieri, adaptada para a linguagem dos quadrinhos. Nesta comunicação, será analisada a obra de Seymour Ghwast, lançada em 2011, e sua interpretação-leitura. O objetivo principal é a investigação da poesia e das camadas de compreensão, existentes na obra de partida, e os resultados obtidos nas obras de chegada.


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